Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

7 dicas para escolher uma franquia

7 dicas para escolher uma franquia

Antes de investir em um novo negócio, conheça seu perfil e converse com outros franqueados

Priscila Zuinide EXAME.com
05/05/2010 | 12:00

RENAN REGO
franquias pequenas empresas
A identificação com o ramo é imprescindível, mas nem sempre uma loja que lhe agrada é a melhor para ser administrada por você
São Paulo - Com faturamento de mais 63 bilhões de reais em 2009, o setor de franquias tem 1643 redes e quase 80 mil unidades no país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com tantas opções, escolher em qual investir requer tempo e muita investigação. "Normalmente as pessoas compram e depois vão conhecer, mas o certo é checar tudo o que o franqueador diz com quem já está no negócio", ensina Marcos Rizzo.

A pergunta de sempre é qual o melhor negócio, afinal. A sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, explica: "bons negócios a gente tem em todos os segmentos, mas tem que adequar ao seu perfil e ao investimento. Precisa ter afinidade e sentir prazer".

Com a ajuda dos especialistas Marcus Rizzo, sócio da Rizzo Franchise, Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, e Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, o site Exame elaborou este guia para ajudar na hora de decidir qual franquia contratar.

1. Escolha o setor de acordo com o seu perfil de empresário. A identificação com o ramo é imprescindível, mas nem sempre uma loja que lhe agrada é a melhor para ser administrada por você. Além disso, escolher uma franquia só porque está na moda é um problema. "Jamais escolha apenas pela ótica de retorno financeiro, pelo que está dando certo. Tem que haver uma identificação pessoal com a franquia", diz Rizzo.

2. A análise de mercado é o passo inicial para a abertura de qualquer negócio. Avaliar a longevidade do empreendimento também é importante. "Hoje em dia ninguém quer franquias de revelação de filme ou locação de filmes. Tem que avaliar a condição de sobrevivência do negócio. Moda, alimentação e educação costumam ser mais perenes", diz Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising. Investigue como anda o ramo escolhido e suas principais redes. Verifique se elas divulgam informações de forma transparente, por exemplo.

Nenhum comentário: