Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Como age um empresário?


Primeiro contrato profissional - Ou paga luvas ou dá porcentagem do próprio contrato. É o que o Santos corriqueiramente faz.
Normalmente, no primeiro contrato de um junior, o cara já vem com um potencial e algum empresário. O clube assina com o atleta e fica, por exemplo, com 70% dos direitos federativos e dá 30% ao atleta. O atleta repassa o que quiser ao empresário. Na renovação desse primeiro contrato, o clube paga luvas para renovar, ou aumenta o percentual que caberia ao atleta.
No exemplo acima, dá mais 10% por uma prorrogação de 1 ou 2 anos, por exemplo, sem pagar nada por isso. Passe, direitos federativos, atestados liberatórios e multa contratual - passe não existe mais. O clube detém direitos federativos sobre o atleta e, com base no salário do cara, estabelece uma multa contratual (sim, há uma relação entre o salário e a multa para o mercado interno). O clube detém porcentagem de direitos federativos. Por exemplo, 70%. O cara têm uma multa contratual de 100 milhões. A multa cabe integralmente ao clube, porque a porcentagem diz respeito aos direitos federativos, não à multa contratual.
Atletas com diversos "proprietários" - É muito comum o "condomínio" dos direitos federativos do atleta. Por exemplo, o Clube A, do Interior, tem uma jovem promessa e resolve tentar valorizar essa jovem promessa visando uma venda futura ao Exterior, além de fazer caixa no momento.
Esse clube chega num clube grande e diz: vamos fazer uma parceria nos direitos federativos desse atleta ? Fica assim, eu te empresto o cara por X reais. Se a gente vender o cara para o exterior, nas janelas Y e Z, eu te dou 50% da grana que vier, porque vc foi o clube que possibilitou a visibilidade do atleta.
Pode acontecer que o negócio não seja no empréstimo oficial, e o clube comprador queira comprar parte dos direitos federativos. Ai manda quem tem mais porcentagem, evidentemente sujeitando-se a ações de perdas e danos pela frustração de algum negócio (vide caso Juninho Paulista)
Se o jogador é emprestado, quem manda é o clube proprietário dos direitos sobre o atleta, mesmo que haja um acerto para partilha da grana que vier do Exterior; se há condomínio, há uma negociação lastreada na participação dos clubes envolvidos.O rateio dos direitos federativos é bem explicitado nos contratos registrados nas Federações (qualquer contrato entra pela Federação local, que o informa à CBF). Um contrato de empresário, de procurador, é informado à Federação.....mas o jogador deve sempre estar vinculado a um clube.Findo o prazo contratual, acaba qualquer direito do clube sobre o atleta.
E isso vale para pré-contratos, assinados com 6 meses de antecedência sobre o término do contrato.Se, porventura, houver um contrato de empréstimo oficial, é comum estabelecer-se que o clube para o qual o jogador foi emprestado, e que o projetou para uma futura negociação fora do país, tenha direito a uma participação em eventual negociação futura, que fica assegurada por uma ou duas janelas subsequentes ao término do contrato.
Atenção para um vacilo comum dos clubes - Imaginem vocês que por exemplo o Madureira do Rio de Janeiro empreste um jogador para o Santos. É empréstimo oficial e, em tese, o contrato deve chegar até o fim...certo?
Bem, pensando assim, o Santos "esquece" de colocar multa pela rescisão do contrato (vejam bem, pelo contrato, não multa do jogador, que está acertada com o clube de origem). Aí um time turco ou coreano quer o cara e não vem negociar com o Santos, mas com o Madureira, que é o dono dos direitos federativos.
Se não houver multa estipulada no contrato de empréstimo, e se o clube estrangeiro deposita a multa pela rescisão do atleta com o clube de origem (Madureira), ele consegue levar o cara embora e registrá-lo no Exterior.
Consultoria: Daniel Romanoff, o Bykoff.

Dicas Football Manager 2008



Para ser um vencedor com qualquer equipe há de ser feito um planejamento com os jogadores atuais de seu clube:


              • Reformule os treinadores,preparador fisico e os olheiros

              • Forme uma equipe principal com no máximo 18 jogadores

              • Tente mesclar jogadores jovens com jogadores veteranos

              • Opte por zagueiros de mais idade

              • Opte por atacantes mais novos, pois eles poderão ser negociados mais rapido

              • Não mude a forma tatica do time muitas vezes

              • Renove semrpe o contrato dos melhores do plantel

              • Tente utlizar os mesmos jogadores , pois eles ganham mais entrosamento

              • Cuidado ao contratar um jogador e dar um premio por assinaura muito alto


              Se alguem puder colaborar com mais algumas dicas é só ajudar!!!

              Jogadores "velhos"

              Há hoje uma discriminação muito grande com jogadores que tem a idade acima dos 21 anos.... pois são considerados "velhos" para o futebol.... e um exemplo disso aconteceu comigo mesmo quando fui tentar uma vaga no E.C São José de Porto Alegre... fui lá com toda a vontade de mostrar que tenho futebol nas veias.. e eu fui quando ainda tinha apenas 20 anos e tive que ouvir a seguinte frase: - Bah, mas tu tah muiito velho pro futebol!!
              Mas nem todos os lugares são assim quando completei 21 fui para o Cruzeiro de Porto Alegre e lá sim me deram oportunidade de mostrar jogo!!
              Então o segredo é NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS!

              Jogador de Futebol...Vida, Alegria e Dor!

              Nós jogadores de futebol temos em comum a dificil missão de ser cada vez melhor... pois só assim teremos algum espaço. Muitos jogadores de qualidade geralmente ficam no anonimato por falta as vezes de oportunidade ou por que simplismente se acomodou... todos sabem como é dificil arrumar contatos, testes e o principal que é um pouco de visualização....
              Testes... os testes são injustos pq muitas vezes são centenas de garotos competindo pra ver que faz o melhor dentro de campo... mas o que acontece é que não há tempo de avaliar com segurança a qualidade técnica de um jogador, e exemplo disso é o Cafú, jogador do Milan-ITA e seleção brasileira, ele teve que persistir muito até alguém notar que era um garoto de qualidade e pra isso fez testes em vááários clubes.. e hoje está ai aonde está...


              Continua.............

              Links de Empresários

              http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1783106612226977071

              http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11090442974195033228

              http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3289039642403653008

              http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2796346623325895603



              Para acessar os links é necessario estar "logado" no orkut

              Objetivo:

              Esse bolg servirá como ponte entre empresários e jogadores de futebol